PRESS RELEASE: FOUR INDUSTRIES WHERE GRAPHENE HAS BECOME A TECHNOLOGICAL REVOLUTION

COMUNICADO À IMPRENSA: QUATRO INDÚSTRIAS ONDE O GRAFENO SE TORNOU UMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Este material oferece uma série de vantagens que podem aumentar a eficiência e a sustentabilidade em vários setores.

Fevereiro de 2024. O grafeno, um material revolucionário com propriedades únicas, está transformando a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. Da indústria têxtil à automotiva e à construção, as aplicações do grafeno estão impulsionando inovações significativas e abrindo caminho para um futuro mais sustentável.

Para entender melhor como o grafeno está impactando diferentes setores, conversamos com Juan Manuel Goenaga, empreendedor em Tecnologia e Materiais Avançados.

Industria têxtil:

No campo têxtil, o grafeno está revolucionando os processos de fabricação e o design de vestuário. "A incorporação de grafeno em tecidos pode melhorar a eficiência energética da produção têxtil, reduzindo o consumo de água e energia", explica Goenaga. Além disso, o grafeno permite o desenvolvimento de roupas inteligentes e sustentáveis que se adaptam às condições ambientais, reduzindo a necessidade de aquecimento ou ar condicionado.

Indústria automobilística:

No setor automotivo, o grafeno oferece a possibilidade de fabricar veículos mais leves e eficientes. "A integração de materiais compostos de grafeno pode reduzir o peso dos veículos, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões de CO2", afirma Goenaga. Além disso, o grafeno é usado em baterias de alto desempenho para veículos elétricos, aumentando seu alcance e reduzindo os tempos de carregamento.

Indústria de construção:

No campo da construção, o grafeno é usado para produzir materiais mais fortes e leves. "Isso pode reduzir a pegada de carbono dos edifícios e gerar economia nos custos de materiais de construção", observa Goenaga. Além disso, o grafeno é empregado em revestimentos e tintas para melhorar o isolamento térmico de edifícios e em painéis solares integrados para geração eficiente de energia renovável.

Indústria siderúrgica:

Na produção de aço, o grafeno é usado para melhorar os processos de produção e desenvolver materiais mais leves e fortes. "Isso reduz a energia necessária para produção e transporte, bem como a necessidade de manutenção e substituição frequentes", destaca Goenaga.

O grafeno não é apenas uma promessa para o futuro; é uma realidade tangível que está transformando nossa relação com o meio ambiente e abrindo caminho para um futuro mais sustentável. Na Colômbia, esse avanço tecnológico marcou um marco significativo com o acordo para a distribuição de tecnologias de grafeno do Reino Unido, liderado pela Versarien PLC. Essa colaboração, negociada pela marca de tecnologia e roupas esportivas Go to Gym Sportswear as a Service, liderada por Juan Manuel Goenaga, visa impulsionar a sociedade colombiana para uma nova era de tecnologia e materiais avançados.

"Esta tecnologia de grafeno é uma oportunidade única para empresas colombianas adotarem estratégias mais fortes de sustentabilidade ambiental, ecológica e econômica", comenta Goenaga. Com o apoio de iniciativas como esta, a Colômbia está pronta para liderar o caminho em direção a um futuro mais inovador e sustentável.